O atual modelo de gestão das organizações pressupõe o acesso e a partilha de informação. Por sua vez, o acesso à informação adequada e em tempo útil exige a otimização dos processos e procedimentos relacionados com a constituição (produção/receção), organização, manutenção (avaliação/seleção), utilização e comunicação do Arquivo.

Um Arquivo devidamente organizado, que permita o acesso fácil, rápido e seguro à informação relevante, é fator de eficiência, eficácia e transparência das organizações. É, objetivamente, uma vantagem competitiva, particularmente quando articulado com soluções
tecnológicas e a sempre bem-vinda desmaterialização da informação.
Para que as organizações possam dispor de uma gestão eficiente e segura do seu Arquivo, com otimização e até libertação de espaços, é fundamental um Plano de Arquivo – e prevendo que este esteja sempre associado a uma política integrada de gestão de documentos e informação.

Neste ebook pode encontrar os cinco passos essenciais para criar um Plano de Arquivo realmente capaz de ajudar o seu negócio e contribuir para o sucesso da sua empresa.

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